Currículo e Sociedade da Informação no Discurso dos Pesquisadores da Área de Educação

Ref: 978-65-5523-313-1

O livro Currículo e Sociedade da Informação no discurso dos pesquisadores da área de Educação provém da análise dos discursos dos pesquisadores sobre os desenhos curriculares na sociedade da informação, divulgados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação e Sociedade e Revista Currículo sem Fronteiras, no período de 2001 a 2011.


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ISBN: 978-65-5523-313-1


ISBN Digital: 978-65-5523-317-9


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 25/11/2020


Número de páginas: 411


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 3 cm


1. Georgete Lopes Freitas.

O livro Currículo e Sociedade da Informação no discurso dos pesquisadores da área de Educação provém da análise dos discursos dos pesquisadores sobre os desenhos curriculares na sociedade da informação, divulgados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Revista Educação e Sociedade e Revista Currículo sem Fronteiras, no período de 2001 a 2011.
Apresenta as discussões críticas e pós-críticas sobre Currículo na Sociedade da Informação, as ações desenvolvidas pelo Ministério da Educação em prol de atender às demandas mundiais e locais de inserir o setor educacional na Sociedade da Informação, além de verificar se os planos, programas e projetos educativos desenvolvidos têm relação com o Livro Verde Brasil e desvendar se ainda há o Programa Sociedade da Informação no Brasil.
Discute se a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o Plano Nacional de Educação (PNE) 2001-2010 e 2011-2020, as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN/EB) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) delineiam ações planejadas no que se refere às discussões sobre desenho curricular na Sociedade da Informação e apresenta se a frente de pesquisa sobre Currículo enfoca a Sociedade da Informação.
A pesquisa é caracterizada como bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa do estudo de caso e da análise de conteúdo, e destaca que a pluralidade de ideias, de diálogos, de ausência de silêncios quando não necessários e de olhar para o outro com estranhamento antropológico, e não com o embotamento do cotidiano das pessoas, contribui para mudanças reais na forma de educar e no pensar sobre o Currículo na Sociedade da Informação.