Sociabilidades Violentas na Escola: Narrativas e Saberes

Ref: 978-65-5820-756-6

O livro Sociabilidades Violentas na Escola: narrativas e saberes analisa as narrativas dos estudantes, professores e gestores ao definirem o que é ou não violência em relação às práticas cotidianas na escola. As reflexões expostas resultam de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, realizada numa escola de ensino fundamental no interior do estado do Ceará.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 46,00 R$ 32,20 30% off
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-5820-756-6


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 10/12/2020


Número de páginas: 159


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Harley Gomes de Sousa.

O livro Sociabilidades Violentas na Escola: narrativas e saberes analisa as narrativas dos estudantes, professores e gestores ao definirem o que é ou não violência em relação às práticas cotidianas na escola. As reflexões expostas resultam de uma pesquisa empírica, de natureza qualitativa, realizada numa escola de ensino fundamental no interior do estado do Ceará. Nessa investigação, realizou-se um estudo de caso, com o auxílio da observação direta e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com os agentes escolares, num universo de 24 participantes (11 estudantes, 11 professores e dois gestores). A obra propõe uma releitura sobre os conceitos e as percepções da violência trazidos por Michaud (1989), Maffesoli (1987), Simmel (1983), Arendt (2010), Zaluar (1999), Freitas (2003), entre outros, e analisa os depoimentos dos atores escolares. O autor propõe um conjunto de atividades pedagógicas de enfrentamento às práticas violentas na escola, tornando-se a leitura uma excelente fonte de pesquisa e ações educacionais adaptáveis às realidades locais.