A Matemática Escolar, uma Representação Social da Ciência Matemática

Ref: 978-85-473-4612-6

O livro A matemática escolar, uma representação social da ciência matemática desconstrói o discurso recorrente, instituído socialmente, em torno do ensino da Matemática, do fracasso dos estudantes e consequente aversão a essa disciplina escolar.


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ISBN: 978-85-473-4612-6


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 15/12/2020


Número de páginas: 161


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Maria Inmaculada Chao Cabanas.

2. Tarso Bonilha Mazzotti.

O livro A matemática escolar, uma representação social da ciência matemática desconstrói o discurso recorrente, instituído socialmente, em torno do ensino da Matemática, do fracasso dos estudantes e consequente aversão a essa disciplina escolar. A obra propõe inovar o debate em torno de temas como o livro didático de Matemática, os exames nacionais e as aulas de Matemática ao analisar os discursos presentes no campo da educação e educação matemática. Para tanto, utiliza, nas análises dos materiais estudados, os esquemas argumentativos expostos por Perelman e Olbrechts-Tyteca na obra Teoria da Argumentação. Essas análises tornam-se uma excelente contribuição para que professores, estudantes, e os mais diferentes auditórios reconheçam o que condiciona a matemática escolarizada ser como ela é — centrada no cálculo. Além disso, mais do que falar da Matemática e das verdades nas quais se sustenta, o livro levanta questões e possibilidades que estão relacionadas aos seus referentes (contextos) a partir dos quais a obra procura desvendar a representação social da ciência matemática.