Educação em Direitos Humanos: Reflexões e Discussões em Coletânea

Ref: 978-65-5820-734-4

A presente coletânea conta com seis artigos sobre educação em Direitos Humanos, cujo traço comum é a interdisciplinaridade entre Educação, Sociologia, Arte e Filosofia. Os artigos que compõem esta obra abrem campos de debates acadêmicos na área da educação pluriversal, evidenciando-a como instrumento emancipador na formação do cidadão.


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ISBN: 978-65-5820-734-4


ISBN Digital: 978-65-5820-732-0


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 14/01/2021


Número de páginas: 103


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Elizabete Cristina Rabelo de Araújo.

2. Lorena Silva Santos.

A presente coletânea conta com seis artigos sobre educação em Direitos Humanos, cujo traço comum é a interdisciplinaridade entre Educação, Sociologia, Arte e Filosofia.

Os artigos que compõem esta obra abrem campos de debates acadêmicos na área da educação pluriversal, evidenciando-a como instrumento emancipador na formação do cidadão.

Esta obra destaca a educação como um processo de emancipação que busca vincular os efeitos das práticas educacionais à autodeterminação do sujeito, uma vez que se debruça ao estudo de situações derivadas de um contexto diversificado, que visa a efetivação da educação como um direito emancipatório, portanto, a realização de um projeto político-sociológico libertário, por meio do desenvolvimento de marcos teóricos capazes de tornar viável a compreensão inclusiva de mundo.

INTRODUÇÃO
1 - SUBJETIVIDADE E COMUNICAÇÃO: A FILOSOFIA PRÁTICA DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (CNV) NA EDUCAÇÃO
Renísia Cristina Garcia Filice, Lorena Silva Santos
1.1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA (CNV) E A ESCUTA
1.2 CONCLUSÃO
2 - A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO E ATUAÇÃO DOCENTE NA FORMAÇÃO HUMANA DOS(AS) PORTADORES(AS) DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH)
Elizabete Cristina Rabelo de Araújo
2.1 INTRODUÇÃO
2.2 TDAH: TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
2.3 A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DOCENTE NO ENFRENTAMENTO AO TDAH
2.4 TDAH: A DOR E AS CONSEQUÊNCIAS
2.5 CONCLUSÃO
3 - A DISSEMINAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS E A GARANTIA DO ACESSO À INFORMAÇÃO
Aquiles Lopes de Oliveira
3.1 INTRODUÇÃO
3.2 A REVOLUÇÃO DA INFORMAÇÃO
3.3 A AGENDA DIÁRIA E O ACESSO À INFORMAÇÃO
3.4 COMUNICAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
3.5 CONCLUSÃO
4 - O TEATRO DO OPRIMIDO: FERRAMENTA DE INTERVENÇÃO EDUCACIONAL DA PSICOLOGIA SOCIAL
Carla Luna
4.1 INTRODUÇÃO
4.2 O TEATRO DO OPRIMIDO COMO INSTRUMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
4.3 VIOLÊNCIA DE GÊNERO: MULHER O SEXO “FRÁGIL”
4.4 TÉCNICAS DO TEATRO DO OPRIMIDO COMO PRÁTICA DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA PARA OS ALUNOS DO CURSO DE EXTENSÃO DO UNIFAVIP I WYDEN
4.5 CONCLUSÃO
5 - EDUCAÇÃO X DIREITO: SINCRONIA SOCIAL
Andreza Eliane Duarte
5.1 EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO CIDADÃ
5.2 DIREITO COMO REGULADOR DE CONFLITOS
5.3 DIREITO E SOCIEDADE
5.4 EDUCAÇÃO E POLÍTICA
5.5 EDUCAÇÃO NO BRASIL
5.6 EDUCAÇÃO FRENTE À PANDEMIA
5.7 CONCLUSÃO
6 - TRABALHO INFANTIL NA FEIRA LIVRE: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O EMPREGO DA MÃO DE OBRA INFANTIL NA FEIRA LIVRE NO MUNICÍPIO DE TACAIMBÓ AGRESTE PERNAMBUCANO
Ingrid da Mota Araújo Lima, Xênia da Mota Araújo Lima
6.1 INTRODUÇÃO
6.2 REFERENCIAL TEÓRICO
6.3 CAPITALISMO X TRABALHO ALIENADO X EXPLORAÇÃO
6.4 FAMÍLIAS: RESPEITO AO TRABALHO DESEMPENHADO POR SEUS FILHOS OU TUTELADOS
6.5 COMO O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS PODE SER AFETADO PELO TRABALHO INFANTIL
6.6 CONCLUSÃO
SOBRE OS(AS) AUTORES(AS)
ÍNDICE REMISSIVO