Cartografias Contemporâneas: Novos Estudos (Historiográficos) para um Mapeamento da Formação e Atuação do Professor que Ensina/Ensinava Matemática no Brasil

Ref: 978-65-250-0018-3

Quando um Grupo de Pesquisa como o Ghoem (Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática) dispõe-se a produzir um material como este livro, ele, ao mesmo tempo, tem a intenção de falar “para fora” e para si próprio: fala “para fora”, pois reúne algumas de suas pesquisas mais recentes e as divulga de modo a permitir que uma comunidade mais ampla avalie os resultados a que se tem chegado e os modos como esses resultados são obtidos, visando a promover debates; e fala “para dentro”, pois um coletivo que produz pesquisa a partir de certos princípios comuns a todos os que dele participam se alimenta recebendo, sempre, novos participantes que devem não só se familiarizar com os modos de produção do grupo que os recebe, como também animar o trabalho daqueles outros, já integrantes, com os quais os ingressantes passarão a produzir.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 64,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 22,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-250-0018-3


ISBN Digital: 978-65-250-0008-4


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 28/01/2021


Número de páginas: 277


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Ivete Maria Baraldi.

2. Antonio Vicente Marafioti Garnica.

Quando um Grupo de Pesquisa como o Ghoem (Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática) dispõe-se a produzir um material como este livro, ele, ao mesmo tempo, tem a intenção de falar “para fora” e para si próprio: fala “para fora”, pois reúne algumas de suas pesquisas mais recentes e as divulga de modo a permitir que uma comunidade mais ampla avalie os resultados a que se tem chegado e os modos como esses resultados são obtidos, visando a promover debates; e fala “para dentro”, pois um coletivo que produz pesquisa a partir de certos princípios comuns a todos os que dele participam se alimenta recebendo, sempre, novos participantes que devem não só se familiarizar com os modos de produção do grupo que os recebe, como também animar o trabalho daqueles outros, já integrantes, com os quais os ingressantes passarão a produzir. Uma reunião das produções deste coletivo é, portanto, como uma carta de boas-vindas a esses ingressantes e é, para todos, um modo de conhecer e analisar os discursos que aqui circulam. Em seus 11 capítulos, este livro traz síntese de pesquisas relacionadas ao projeto “Mapeamento (histórico) da formação e atuação dos professores que ensinam/ensinaram Matemática no Brasil”, no qual a metodologia usualmente mobilizada é a História Oral. Com esta obra, pretende-se contribuir para os estudos sobre a formação de professores de Matemática e para as pesquisas inscritas no campo da História da Educação Matemática.