Mestres e Doutores na Corrida para Professores: Formação Pedagógica de Mestres e Doutores

Ref: 978-65-5820-530-2

A presente obra Mestres e doutores na corrida para professores: formação pedagógica de mestres e doutores é uma singela contribuição dos autores à educação superior no Brasil. A formação de professores (mestres e/ou doutores) puramente focada nos aspectos científicos dos diferentes ramos da ciência, sem agregação pedagógica, tem se mostrado ineficiente no processo de ensino-aprendizagem, pois muitos professores, por mais conhecimentos especializados e profundos que tenham nas suas áreas de atuação científica, têm sérias dificuldades didáticas em sala de aula. A educação é a força mais profunda na transformação do ser humano. Ser professor é ser autor dessa transformação, no entanto, ela deve começar no seu interior e depois ser disseminada ao mundo.


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ISBN: 978-65-5820-530-2


ISBN Digital: 978-65-5820-514-2


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 04/03/2021


Número de páginas: 83


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Mateus Benchimol Ferreira de Almeida.

2. Virgínia Maria Alves Benchimol.

A presente obra Mestres e doutores na corrida para professores: formação pedagógica de mestres e doutores é uma singela contribuição dos autores à educação superior no Brasil. Ser professor é, talvez, a profissão mais importante que existe, pois todas as outras dependem dela. Médicos, engenheiros, advogados, juízes e todos os demais profissionais existem porque todos eles tiveram professores.
A formação de professores (mestres e/ou doutores) puramente focada nos aspectos científicos dos diferentes ramos da ciência, sem agregação pedagógica, tem se mostrado ineficiente no processo de ensino-aprendizagem, pois muitos professores, por mais conhecimentos especializados e profundos que tenham nas suas áreas de atuação científica, têm sérias dificuldades didáticas em sala de aula. Para agravar a situação, boa parte dos docentes mestres e/ou doutores não reconhecem a necessidade de uma agregação pedagógica para o melhor exercício da sua atividade docente. Muitos se limitam a responsabilizar os alunos pelo baixo desempenho nas atividades acadêmicas.
O autor Mateus Benchimol era um desses profissionais que acreditava que somente com o mestrado e/ou o doutorado poderia desempenhar a atividade docente com sucesso. Só depois de ser convencido por sua mãe, a autora Virgínia Benchimol, da importância da agregação pedagógica, e de concluir um curso de especialização (lato sensu) em Docência do Ensino Superior, foi que reconheceu que realmente é indispensável um professor universitário mestre e/ou doutor estar munido de uma formação pedagógica.
A formação (ou agregação) pedagógica é um recurso fundamental nas relações sociais, culturais, econômicas, científicas e políticas da figura do professor em relação aos seus alunos dentro e fora da sala de aula, interferindo significativamente na postura, empatia, didática e abertura do professor para com os seus alunos. A agregação pedagógica torna o ambiente da sala de aula propício para o professor desempenhar com maior eficiência a atividade docente, bem como os alunos desempenharem a atividade discente promovendo o aprendizado mútuo, isto é, “o professor aprende ao ensinar e o aluno ensina ao aprender”, nas palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.
Agradeço a Deus e de modo muito especial à Editora Appris, por permitirem que esse sonho se tornasse real.

Autores:

Mateus Benchimol Ferreira de Almeida: Especialista em Docência do Ensino Superior. Doutorando em Meio Ambiente. Mestre em Eng. Cartográfica. Eng. Geógrafo.

Virgínia Maria Alves Benchimol: Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Psicopedagogia. Especialista em Complementação em Psicopedagogia Clínica. Especialista em Administração e Supervisão Escolar. Especialista em CBA Relações Internacionais. Graduada em Relações Internacionais.

INTRODUÇÃO...................................................................................................................19


CAPÍTULO I
QUADRO ATUAL DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL................................................................................................21
1.1. A Formação de Professores no ensino superior...................................................21
1.2. A educação tradicional ou depositária......................................................................30


CAPÍTULO II
ESFORÇOS DO BRASIL NA MELHORIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR.......................................................33
2.1. Esforços do Brasil na formação de professores do ensino superior...........33
2.2. Alguns aspectos da Constituição do Brasil.............................................................34
2.3. Alguns aspectos das Diretrizes Nacionais Curriculares para cursos de graduação.........................................................................................................................................37
2.4. Alguns aspectos da LDB/1996......................................................................................42
2.5. Alguns aspectos do PNE/2014.....................................................................................54
2.6. Comparação do Brasil com outros países...............................................................58


CAPÍTULO III
VANTAGENS DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE MESTRES E DOUTORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO BRASIL......................................................................................................................................61
3.1. Vantagens da formação pedagógica de mestres e doutores............................61
3.2. Características do professor eficaz.............................................................................63
3.3. A valorização do professor universitário................................................................67


CAPÍTULO IV
PROCESSO SELETIVO PARA MESTRES E DOUTORES, PROVA ESCRITA, PROVA DIDÁTICA, PROVA DE TÍTULOS E REQUISITOS PREFERENCIAIS NOS EDITAIS...........................................................................69
4.1. Processo seletivo..................................................................................................................69
4.2. Prova escrita, prova didática e prova de título......................................................71


CAPÍTULO V
O PÓS-DOUTORADO...................................................................................................73
CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................77
REFERÊNCIAS ..................................................................................................................79
ÍNDICE REMISSIVO......................................................................................................83