Tecnologia e Inovação a Serviço da Saúde

Ref: 978-65-250-0347-4

Este livro tem por objetivo avaliar o conjunto de orientações acadêmicas desenvolvidas no período de 2010-2018 no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar – mestrado profissional (PPGSTEH) –, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – mestrado acadêmico (PPGENF) – e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências – doutorado (PPGENFBIO) – que se relacionassem com a temática tecnologia da informação (TI).


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ISBN: 978-65-250-0347-4


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 22/02/2021


Número de páginas: 145


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Luiz Carlos Santiago.

Este livro tem por objetivo avaliar o conjunto de orientações acadêmicas desenvolvidas no período de 2010-2018 no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia no Espaço Hospitalar – mestrado profissional (PPGSTEH) –, no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – mestrado acadêmico (PPGENF) – e no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Biociências – doutorado (PPGENFBIO) – que se relacionassem com a temática tecnologia da informação (TI).
Além disso, os resultados dessas produções associados às suas discussões levam à compreensão acerca da necessidade de o profissional enfermeiro se inteirar das transformações pelas quais o mundo do trabalho de Enfermagem tem experimentado sobre as diversas implicações e impactos que as tecnologias da informação (TIs) têm sobre a prática profissional, com vistas à reorganização do seu trabalho, considerando sua franca e contínua expansão mundial nos três níveis de atenção à saúde: primário, secundário ou terciário.
Entender a importância do empoderamento social e civil da profissão sobre essas tecnologias e de outros produtos derivados delas é essencial para a tomada de decisões, bem como para a gerência do cuidado, do ensino e da pesquisa, todos relacionados e direcionados à prática da Enfermagem, a partir das tecnologias da informação.
A relação existente entre o trabalho de enfermagem e as tecnologias, que vem se processando nessas duas décadas do século XXI, está direcionando o cuidado fornecido mediante uma revisão das práticas laborais desse profissional, buscando adquirir novas habilidades e competências.
Sendo assim, esse cenário emergente tem imposto, tanto aos profissionais enfermeiros quanto aos docentes, desafios, obrigações e responsabilidades de que se haja uma (re)construção de conhecimentos relacionados à incorporação das tecnologias da informação no cotidiano da prática profissional de enfermeiros, associada às novas implicações ético-deontológicas que poderão advir dessa reorganização a partir dessas tecnologias.