Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares: Compartilhando Experiências

Ref: 978-65-5820-684-2

Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares: compartilhando experiências foi produzido nos estertores de um tempo em que havia investimento público para todas as etapas da educação no Brasil e em que os professores eram vistos como profissionais detentores de conhecimentos específicos, no campo da pedagogia, capazes de pensar de forma reflexiva e planejar com autonomia.


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ISBN: 978-65-5820-684-2


ISBN Digital: 978-65-5820-678-1


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 16/02/2021


Número de páginas: 335


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves .

2. Gabriela Medeiros Nogueira.

3. Caroline Braga Michel .

Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares: compartilhando experiências foi produzido nos estertores de um tempo em que havia investimento público para todas as etapas da educação no Brasil e em que os professores eram vistos como profissionais detentores de conhecimentos específicos, no campo da pedagogia, capazes de pensar de forma reflexiva e planejar com autonomia. Escrito por várias mãos de autores de diversos estados brasileiros, este livro reafirma a necessidade de compartilhar pesquisas, concepções e experiências de práticas pedagógicas realizadas no Brasil e também no Uruguai. As práticas pedagógicas foram desenvolvidas ou discutidas durante a realização das formações de professores, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e por isso se tornaram tema desta publicação. O livro destina-se a professores da Educação Básica, acadêmicos de licenciaturas e interessados em questões que versam sobre infância, alfabetização, práticas de leitura e escrita, projetos de incentivo à leitura literária, cinema, bem como produção de conhecimento. Os artigos que compõem o livro instigam a refletir sobre as ações educativas em diferentes contextos, extrapolando o cotidiano da sala de aula, promovendo reflexões sobre cinema, biblioteca e uma missão de estudos realizada em Salto no Uruguai, além de permitirem repensar o local, o ordinário, o comum na medida em que promovem diversificar as temáticas, ampliar o olhar para outras realidades, buscar o estrangeiro, no sentido do não cotidiano. Nesse movimento, as práticas educativas se reconfiguram, reinventam e transformam, em prol da formação de um sujeito do conhecimento aberto ao diálogo, tolerante com o diferente e capaz de aprender com as trocas de experiências.