Família e Escola Versus Ressignificação do Ensino e Aprendizagem

Ref: 978-65-5820-961-4

Aproximar família e escola é um dos grandes anseios do contexto educacional vigente, uma necessidade social, uma vez que o processo de ensino e aprendizagem se encontra interrompido em virtude da disparidade dos papéis desses dois segmentos importantes na formação do sujeito.


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ISBN: 978-65-5820-961-4


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 05/04/2021


Número de páginas: 137


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Joelma Moraes Silva.

Aproximar família e escola é um dos grandes anseios do contexto educacional vigente, uma necessidade social, uma vez que o processo de ensino e aprendizagem se encontra interrompido em virtude da disparidade dos papéis desses dois segmentos importantes na formação do sujeito. Assim, a obra Família e Escola versus Ressignificação do Ensino e Aprendizagem, tem como finalidade analisar a parceria família e escola na perspectiva da gestão escolar, coordenação pedagógica, professores, alunos e pais de alunos, com o propósito de perceber a concepção dos atores direta e indiretamente envolvidos no processo de formação do sujeito, acerca do referido tripé nas dimensões pedagógica, humanística e social. Suscita a inquietação desses atores no que tange à criação de meios para estabelecer uma relação significativa entre os pares, a fim de que se restabeleça a valorização da educação sistematizada para o crescimento socio intelectual, compreendendo, portanto, que cada segmento tem o seu papel, cada um deles é primordial para a evolução do indivíduo em todas as esferas da vida. Para compreender a origem da problemática que dá sentido à discussão que culmina nesta obra, buscou-se relatar brevemente a história da educação no Brasil, perpassando por perfis e comportamentos da família em cada tempo histórico/social, observando que as diferentes composições familiares deram-se de acordo com cada época, a partir das características da sociedade em vigência, observando que cada modificação sofrida na esfera familiar reflete na escola, igualmente, outros aspectos que entornam a vida humana e social. A obra pontua alguns elementos primordiais que se voltam especificamente ao papel da família, bem como para aspectos inerentes ao universo escolar e, durante toda a produção, confirma-se a necessidade da parceria família e escola numa perspectiva de ressignificação do processo de ensino e aprendizagem.