Estratégias para Empreendedores da Moda: Um Guia Sobre Competências Empreendedoras para o Enfrentamento de Desafios

Ref: 978-65-5820-941-6

A Moda é considerada um dos setores que compõem a Economia Criativa, e novas iniciativas desse campo criam produtos dotados de alto valor simbólico.


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ISBN: 978-65-5820-941-6


ISBN Digital: 978-65-5820-939-3


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 09/03/2021


Número de páginas: 135


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Luiza Silva Calado.

A Moda é considerada um dos setores que compõem a Economia Criativa, e novas iniciativas desse campo criam produtos dotados de alto valor simbólico. Percebemos que muitos empreendedores da Moda têm como propósito criar um negócio que deixe um legado positivo para o mundo. Por outro lado, esses profissionais enfrentam muitas dificuldades causadas pela instabilidade social, política e econômica do país e do estado do Rio de Janeiro – cenário delimitado pela pesquisa –, o que leva a situações precárias de trabalho. Para que esses negócios sobrevivam, é fundamental que os empreendedores desenvolvam competências empreendedoras e, assim, proporcionem o bom desempenho do empreendimento, buscando também formar uma rede junto a outros empreendedores, à comunidade, às instituições de ensino, ao governo e às grandes empresas.
O objetivo deste livro é relacionar as competências empreendedoras que gestores da Moda precisam aperfeiçoar para garantir a perenidade de seus empreendimentos frente às dificuldades que enfrentam. Por isso, a obra percorre temas como Economia Criativa; empreendedorismo criativo e o cenário da crise econômica, política e sociocultural do Brasil e do Rio de Janeiro; Moda; e comportamentos e competências empreendedoras. Além disso, apresenta uma pesquisa com 10 empreendedoras da Moda realizada a fim de identificar quais são as causas das principais dificuldades enfrentadas e quais são as competências mais relevantes para que os seus negócios sobrevivam.
Como resultado, a autora identificou um grupo de 17 competências empreendedoras fundamentais para gestores da Moda, uma contribuição deste livro para outros empreendedores que enfrentem situações análogas. E a obra traz ainda mais uma contribuição prática para gestores de indústrias criativas: um guia que estabelece uma relação entre as dificuldades originadas por diferentes causas e que lista as competências empreendedoras que os gestores precisam desenvolver para obter sucesso.