Comunicação e Motivação na Gestão de Projetos - A história profissional da Marina

Ref: 978-65-5820-683-5

O gerenciamento de projetos abrange diversas áreas, uma delas é a comunicação, cuja importância é fundamental e reconhecida como uma das áreas na qual os gestores de projetos devem dedicar 90% do esforço para alcançar os melhores resultados no desenvolvimento dos projetos.


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ISBN: 978-65-5820-683-5


ISBN Digital: 978-65-5820-694-1


Edição:


Ano da edição: 2020


Data de publicação: 26/03/2021


Número de páginas: 143


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Suelen de Oliveira Marques.

2. José Gilson de Almeida Teixeira Filho .

3. Hermano Perrelli de Moura.

O gerenciamento de projetos abrange diversas áreas, uma delas é a comunicação, cuja importância é fundamental e reconhecida como uma das áreas na qual os gestores de projetos devem dedicar 90% do esforço para alcançar os melhores resultados no desenvolvimento dos projetos. Quando aplicada de forma eficaz, a comunicação torna-se um dos fatores de sucesso mais relevante nos projetos e de grande influência na motivação dos membros da equipe. Visando identificar como é aplicada a comunicação e quais meios e ferramentas de comunicação são mais utilizados nos projetos, Marina, que atua como gerente de projetos, realizou uma pesquisa que mostra esse panorama e o relacionamento da comunicação e da motivação entre os membros de equipe envolvidos no projeto. Ela sugere nove boas práticas para serem aplicadas em projetos, com o propósito de estimular a comunicação e melhorar o desenvolvimento, eliminando ruídos e, por fim, satisfazer e motivar os stakeholders.

1. AGÊNCIAS DIGITAIS.....................................................................................................11


1.1. O que são agências digitais.............................................................................................11
1.2. Projetos de Agências Digitais........................................................................................11
1.3. Profissionais das Agências Digitais............................................................................12
1.3.1. Apresentando os personagens..............................................................................13
1.3.1.1. Experiência Profissional da Marina (GP).........................................................16


2. BOAS PRÁTICAS PARA GESTÃO DE PROJETOS.......................................21


2.1. Apresentação das Boas Práticas...................................................................................21
2.2. Boa Prática 1: Documentar Ideias...............................................................................24
2.3. Boa Prática 2: Revisar as ideias, tirar dúvidas e solicitar
informações adicionais..............................................................................................................25
2.4. Boa Prática 3: Documentar o projeto........................................................................27
2.4.1. Tipos de Documentação Formal.........................................................................29
2.4.2. Ferramentas de Comunicação que auxiliam a Boa Prática 3................30
2.5. Boa Prática 4: Fazer o cronograma do projeto.....................................................32
2.6. Boa Prática 5: Realizar reuniões de acompanhamento do projeto.............34
2.7. Boa Prática 6: Aplicar a comunicação visual durante o projeto...................37
2.7.1. Comunicação visual no Gerenciamento do Projeto..................................40
2.8. Boa Prática 7: Trabalhar a qualidade do projeto..................................................43
2.9. Boa Prática 8: Dar feedback...........................................................................................44
2.10. Boa Prática 9: Listar e documentar as lições aprendidas do projeto.......46


3. PESQUISA DA MARINA (GP)....................................................................................49


3.1. Perfil das Agências Digitais Pesquisadas..................................................................50
3.2. Característica dos entrevistados..................................................................................51
3.3. O Perfil dos Projetos de Agências Digitais..............................................................53
3.4. Comunicação nos Projetos de Agências Digitais.................................................55
3.5. Ferramentas de Comunicação mais usadas nos Projetos................................65
3.6. Panorama da Motivação em Projetos de Agências Digitais...........................69
3.7. Boas Práticas Aplicadas nas Agências Digitais......................................................74
3.8. Apresentação dos Resultados........................................................................................77
3.8.1. Resultados relacionados à Comunicação nos Projetos............................78
3.8.2. Resultados relacionados às Ferramentas de Comunicação....................79
3.8.3. Resultados relacionados aos Projetos das Agências Digitais.................80
3.8.4. Resultados relacionados à Motivação entre a Equipe e
os Projetos...................................................................................................................................81
3.8.5. Resultados relacionados às Boas Práticas aplicadas nas
Agências Digitais.....................................................................................................................82
3.9. Considerações da Marina (GP) sobre a pesquisa.................................................82


4. COMUNICAÇÃO EM PROJETOS..........................................................................87


4.1. Fatores, Métodos, Meios, Dimensões, Ferramentas e Finalidades de Comunicação.................................................................................................................................89
4.2. Gerenciamento de Projetos............................................................................................91
4.2.1. Metodologias de Gerenciamento de Projetos...............................................92
4.2.1.1. Metodologia Tradicional.......................................................................................93
4.2.1.2. Metodologia Ágil.....................................................................................................94
4.3. O Gerente de Projetos......................................................................................................98
4.4. Comunicação no Gerenciamento de Projetos...................................................101
4.4.1. Ferramentas de comunicação usadas nos Projetos.................................105
4.4.2. Comunicação entre a Equipe.............................................................................107
4.4.3. Fatores de Sucesso do Projeto...........................................................................108
4.4.3.1. Goulart (2008)........................................................................................................109
4.4.3.2. Köenig et al. (2011)...............................................................................................109
4.4.3.3. Zulch (2014)...........................................................................................................112
4.4.4. Práticas adotadas no Gerenciamento de Projetos...................................113


5. MOTIVAÇÃO EM PROJETOS.................................................................................115


5.1. Teorias e Estudo sobre Motivação...........................................................................115
5.1.1. Teoria de Maslow (1943)......................................................................................117
5.1.2. Teoria dos Dois Fatores (1959)..........................................................................119
5.1.3. Teoria das Necessidades (1961)........................................................................120
5.1.4. Teoria da Equidade (1965)...................................................................................121
5.1.5. Bergamine (1990-2008)........................................................................................122
5.1.6. Dimensões dos Fatores Motivacionais (2009)...........................................123
5.2. Motivação Organizacional..........................................................................................124
5.3. Motivação em Projetos..................................................................................................125
5.3.1. Comunicação Visual x Motivação nos Projetos.......................................125
5.3.2. Comunicação Presencial x Motivação nos Projetos...............................127
5.3.3. Motivação no Ambiente de Trabalho.............................................................128
5.4. Considerações da Marina (GP)..................................................................................129


6.CONCLUSÃO.....................................................................................................................131


REFERÊNCIAS..................................................................................................................135