Redes de Colaboração na Formação Docente: Uma Práxis em Ambiente Virtual no Ensino Superior

Ref: 978-65-250-0268-2

Redes de colaboração na formação docente – uma práxis em ambiente virtual no ensino superior discute uma experiência de formação de professores universitários em contexto virtual de aprendizagem, em âmbito internacional, que envolveu a concepção, o desenho pedagógico, a construção e a implementação de um curso em rede de colaboração.


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ISBN: 978-65-250-0268-2


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 30/03/2021


Número de páginas: 193


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Ana Lúcia de Souza Lopes.

Redes de colaboração na formação docente – uma práxis em ambiente virtual no ensino superior discute uma experiência de formação de professores universitários em contexto virtual de aprendizagem, em âmbito internacional, que envolveu a concepção, o desenho pedagógico, a construção e a implementação de um curso em rede de colaboração.
Assentada em uma reflexão acerca da importância de promover novas experiências de formação que sejam mais condizentes com as necessidades contemporâneas, e valendo-se em especial do ciberespaço como lugar de aprendizagem, essa experiência é contatada pela vivência do grupo formador e nos permite identificar como as redes de colaboração potencializam as formas de aprender e de ensinar. A criação de programas de formação em rede de colaboração que acontecem em espaços virtuais se constituem, então, como lugares geradores de práxis docentes.
A obra é apoiada na concepção de que, para cada época, torna-se necessária a promoção de momentos formativos que sejam significativos e respondam às demandas de cada tempo. Na era digital, consideram-se as práticas imersivas como grandes pontos de apoio para o desenvolvimento de práxis REconectivas, impulsionadas pela necessidade de religar saberes na cultura da conexão em nossa sociedade líquida e fluida.
A práxis REconectiva docente trata de ação + reflexão em espaços colaborativos de imersão em rede que impulsionam a renovação das práticas docentes que passam a se constituir de forma colaborativa e com saberes compartilhados em contextos virtuais.