Três Psicologias: Psicologia Geral, Psicologia das Idades e Psicologia da Aprendizagem

Ref: 978-65-250-0331-3

Três Psicologias: Psicologia Geral, Psicologia das Idades e Psicologia da Aprendizagem oferece um conteúdo relevante para pessoas interessadas na ciência psicológica, pois faz um percurso epistemológico por essas três disciplinas, que, embora com suas características próprias, estão entrelaçadas pela sua interação no aprofundamento psicológico do ser humano.


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ISBN: 978-65-250-0331-3


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 30/03/2021


Número de páginas: 375


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Félix Díaz.

Três Psicologias: Psicologia Geral, Psicologia das Idades e Psicologia da Aprendizagem oferece um conteúdo relevante para pessoas interessadas na ciência psicológica, pois faz um percurso epistemológico por essas três disciplinas, que, embora com suas características próprias, estão entrelaçadas pela sua interação no aprofundamento psicológico do ser humano. Assim, partindo de uma breve introdução, porém necessária como preâmbulo, em que se sintetizam correlatos científicos no desenvolvimento da Psicologia, relacionados com a filosofia, a dialética, as escolas psicológicas e as teorias de Vygotsky, bem como seus continuadores, mergulha de uma maneira progressiva nas profundezas psicológicas. O primeiro capítulo dedica-se à Psicologia Geral, em que se estabelece o status quo da realidade psíquica como interpretação subjetiva da realidade objetiva, analisando, de forma integral, cada um dos fenômenos psicológicos na sua compreensão categorial genérica, em que se funde o interno e o externo no homem biopsicossocial, para, depois, no segundo capítulo, referente à Psicologia das Idades, apresentar-nos a particularização de tais fenômenos psicológicos, desde a evolução filogenética como ponto de partida para caracterizar as etapas ontogenéticas que percorrem toda pessoa desde sua concepção biológica até o fim da vida, ressaltando, além das características de cada etapa do desenvolvimento, as atividades reitoras que estimulam os personagens dessa história. Finalmente, no terceiro capítulo, Psicologia da Aprendizagem, encontramos a presença de todos esses fenômenos caracterizados nos capítulos precedentes para conjugar esse processo universal que, como práxis de causa-efeito no ser humano, é a aprendizagem. De maneira particular, sem deixar de lado as considerações reconhecidas na literatura especializada, os preceitos de Vygotsky caracterizam essa escrita. Assim, relacionam-se criticamente definições, conceitos, concepções, classificações e exemplos concretos, porém esta obra não contém uma mera repetição de teorias já consolidadas ou um resumo de critérios autorais clássicos e contemporâneos, que permitem a comodidade explicativa: no seu conteúdo, são diversas as reflexões que, no alicerce dialético, levantam inquietudes psicológicas da psique. Sem esgotar todo o conhecimento anunciado para obter o resultado esperado, não sobram e não faltam palavras: as empregadas, cumprem o objetivo do autor – conclusão esta que, certamente, será constatada pelo caro leitor.