Formação e Trabalho Docente: Concepções e Experiências
Ref: 978-65-250-0906-3O livro Formação e trabalho docente: concepções e experiências tem por objetivo apresentar uma discussão de dois aspectos fundamentais da profissão: a formação e o trabalho do professor. Vivemos uma realidade complexa no campo educacional e as políticas educacionais do Brasil têm sofrido inúmeras alterações, caracterizando-se num processo descontínuo e precarizado. Para promover a discussão, os autores partem das indagações: que formação inicial recebem os futuros professores? Que formação recebem os professores que estão atuando em sala de aula?
ISBN: 978-65-250-0906-3
Edição: 1ª
Ano da edição: 2021
Data de publicação: 10/06/2021
Número de páginas: 217
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Regisnei Aparecido de Oliveira Silva.
2. Claudinéia Feitosa.
O livro Formação e trabalho docente: concepções e experiências tem por objetivo apresentar uma discussão de dois aspectos fundamentais da profissão: a formação e o trabalho do professor. Vivemos uma realidade complexa no campo educacional e as políticas educacionais do Brasil têm sofrido inúmeras alterações, caracterizando-se num processo descontínuo e precarizado. Para promover a discussão, os autores partem das indagações: que formação inicial recebem os futuros professores? Que formação recebem os professores que estão atuando em sala de aula? Qual a situação do trabalho e da saúde dos professores? Na perspectiva do tempo e sua complexidade, bem como no contexto ao qual os autores se referem, temos a amplitude e a multiplicidade de olhares quando estes se voltam para a formação inicial, continuada e o trabalho docente. Tais questões enlaçam educação, formação e trabalho. Ao promover a discussão entre formação e trabalho docente, pretende-se com isso reforçar sua unidade. Falar de formação sem considerar o trabalho do professor, o contexto no qual está inserido, sua realidade histórica, política e social seria sustentar um conhecimento irrefletido, sem questionamentos. Nesta obra, o leitor encontrará contribuições de análises de práticas formativas em diferentes espaços de formação e trabalho, vislumbrando novas concepções e experiências para tornar o professor um agente ativo na caminhada para enfrentar os desafios de uma sociedade cada vez mais complexa.