Futebol da Cabeça aos Pés

Ref: 978-65-250-1588-0

O livro Futebol da cabeça aos pés é uma aproximação entre o futebol — fenômeno em que bilhões de pessoas no mundo vivenciam — com áreas da ciência do esporte, ciência da educação e das neurociências. O livro começa estudando o ser humano e sua relação com o jogo de bola, pré-existente na humanidade muito antes de o futebol ser considerado esporte. Depois, traz considerações a respeito do cérebro que vão dar suporte para entender como funciona o jogo e vice-versa. As discussões de cada tópico estão pautadas em problemas que vão desde o entendimento sistêmico do corpo em sua forma internalizada (funcionamento) e externalizada (expressão), até o entendimento sistêmico dos ambientes de aprendizagem, da metodologia de ensino e da pedagogia, área que interaciona a teoria com a prática.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 87,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 30,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-250-1588-0


ISBN Digital: 978-65-250-1591-0


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 26/10/2021


Número de páginas: 253


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Bruno Natale Pasquarelli.

2. Diogo Cardoso Santos.

O livro Futebol da cabeça aos pés é uma aproximação entre o futebol — fenômeno em que bilhões de pessoas no mundo vivenciam — com áreas da ciência do esporte, ciência da educação e das neurociências. O livro começa estudando o ser humano e sua relação com o jogo de bola, pré-existente na humanidade muito antes de o futebol ser considerado esporte. Depois, traz considerações a respeito do cérebro que vão dar suporte para entender como funciona o jogo e vice-versa. As discussões de cada tópico estão pautadas em problemas que vão desde o entendimento sistêmico do corpo em sua forma internalizada (funcionamento) e externalizada (expressão), até o entendimento sistêmico dos ambientes de aprendizagem, da metodologia de ensino e da pedagogia, área que interaciona a teoria com a prática. Pautados em estudos científicos para explicar o que se passa na cabeça de quem joga e de quem ensina futebol, o jogador e o treinador são os personagens em destaque. O livro termina com a discussão de tópicos que se interacionam para construir, ao final, uma forma de inspirar uma pedagogia que ensina futebol e mais que futebol. No entanto, é válida a leitura para quem quer conhecer um pouco mais do jogo, para quem quer se conhecer melhor no jogo, ou sobre os personagens do jogo (treinador/jogador), para quem quiser acreditar que podemos educar por meio do jogo e para além dele, para quem quiser tornar o jogo mais bonito, mais humano, inofensivo e propagador de momentos de aprendizagem. E para quem acredita que, mesmo jogado no caos, as causas de o jogo ser cultural é que ele eleva os sentidos.

INTRODUÇÃO AO FUTEBOL DA CABEÇA AOS PÉS..............................17


CAPÍTULO 1
FUTEBOL: DA BOLA AOS PÉS E DOS PÉS À CABEÇA........................21
Quanto à bola…............................................................................................................................21
Conexão. O ser humano e o jogo de bola com os pés................................................24
O estado do cérebro e o jogo sentido ................................................................................28
Do jogo de bola à pedagogia do futebol............................................................................33


CAPÍTULO 2
DO PESCOÇO PARA BAIXO TODO JOGADOR É SEMELHANTE....39
Quanto ao cérebro que joga....................................................................................................39
A intenção de viver......................................................................................................................42
Alostase.............................................................................................................................................44
A capacidade de aprender........................................................................................................46
A arquitetura do cérebro e do jogo......................................................................................48
Redes de interação.......................................................................................................................51
A consciência na mente.............................................................................................................56
As dimensões da mente e as camadas cerebrais............................................................59
O ato tático e a percepção pedagógica...............................................................................63
A cognição incorporada............................................................................................................67
A visão: perspectiva e proporção..........................................................................................71
Os mapas corporais.....................................................................................................................76
A criação de imagens e os circuitos motores..................................................................79
A volição para a criatividade..................................................................................................80


CAPÍTULO 3
APRENDIZAGEM: ADAPTAÇÃO DINÂMICA, ERRO E RECOMPENSA...................................................................................................................89
Sistemas sensoriais, adaptação espontânea e plasticidade cerebral.....................89
Circuito de recompensa e o engajamento didático.....................................................95
Os sentidos e a emoção como componentes da aprendizagem..........................108
Componentes da criatividade no contexto do jogo.................................................113


CAPÍTULO 4
DO PESCOÇO PARA CIMA TODO JOGADOR É DIFERENTE....117
As interações que formam a cognição............................................................................117
O jogo de dentro para fora: o papel das emoções.....................................................118
O jogo coletivo da aprendizagem......................................................................................123
O jogo por meio do jogador.................................................................................................128
O jogo ao redor da bola..........................................................................................................130
O caos no estado de jogo.......................................................................................................131
Os planos espaciais e a alternância de papéis dentro do jogo.............................132
Os planos espaciais transferidos para situações de jogo........................................135
Jogar por música........................................................................................................................138


CAPÍTULO 5
O TREINADOR COMO EDUCADOR..............................................................143
Nossos professores, quem foram?.....................................................................................143
O papel do professor/treinador.........................................................................................146
O treinador na base do futebol. Mas base de quê?....................................................149
A criação de ambientes potencialmente educacionais pautados no contexto sociocultural................................................................................................................................152
Equidade nas relações entre treinador/staff e jogadores.......................................154
O treinador que ensina além do futebol........................................................................157
A visão de jogo do treinador................................................................................................161
Ambiente de jogo e de treino..............................................................................................164
O que o treinador e os jogadores compartilham de informação?.....................165
O conteúdo no encontro de ideias entre jogador e treinador.............................168
E quanto à criatividade, um treinador precisa ter?...................................................184
Estratégias de ensino para o treinador...........................................................................188


CAPÍTULO 6
SEMPRE EM BUSCA DA PEDAGOGIA DO FUTEBOL.......................195
A natureza de ensinar o jogo...............................................................................................195
Ensinando jogando...................................................................................................................198
As brincadeiras querem voltar ao treino.......................................................................203
O Jogo na Pedagogia: didática, métodos e abordagens...........................................206
O Jogo na Metodologia: a elaboração das tarefas de treino.................................216
Introdução à perspectiva sociocultural na pedagogia do esporte.....................223
A pedagogia sociocultural no ensino-treinamento do futebol...........................230
O Jogo Além do Futebol da Cabeça aos Pés.................................................................237


REFERÊNCIAS ................................................................................................................243