Como Crianças e Adolescentes Adotivos São Vistos Pela Escola
Ref: 4372403Apesar dos estudos sobre adoção serem numerosos, muito pouco é encontrado sobre como a prática da adoção é percebida pela comunidade escolar.
ISBN: 978-85-8192-532-5
Edição: 1
Ano da edição: 2015
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 169
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Lúcia de Fátima Veloso.
Apesar dos estudos sobre adoção serem numerosos, muito pouco é encontrado sobre como a prática da adoção é percebida pela comunidade escolar. O objetivo principal deste livro foi analisar como crianças e adolescentes adotivos são percebidos pelos profissionais que atuam na área de educação, tendo como hipótese que estes atribuem à adoção a causa das dificuldades de aprendizagem e de comportamento dos alunos que são filhos adotivos. O conteúdo teórico explora assuntos relacionados à: história da adoção no mundo e no Brasil; novas configurações familiares; preconceitos e mitos na adoção; os reflexos sobre a aprendizagem quando é mantido o segredo sobre a adoção e a aprendizagem; a relação entre escola e adoção. Esta obra contribui para aprofundar a reflexão sobre a atual cultura de adoção no Brasil, tendo como referência a instituição escolar e como ela incorpora e reproduz os discursos sociais sobre a adoção.