A Criatividade Musical e Motora da Criança com a Plataforma Miror: Fundamentos Teóricos, Dados Empíricos e Propostas Didáticas

Ref: 978-65-250-1321-3

Esta obra traz uma coletânea de estudos sobre a Plataforma MIROR, um instrumento tecnológico inovador para o ensino e aprendizagem musical e motora das crianças, baseado no paradigma da interação reflexiva, também chamados de Sistemas Musicais Interativos Reflexivos (SMIR). A Plataforma MIROR foi implementada dentro do Projeto MIROR – Musical Interaction Relying On Reflexion, um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade de Bolonha (2010-2013). A plataforma consiste em três aplicações: MIROR-Impro, dedicada à improvisação; MIROR-Compo, dedicada à composição; e MIROR-Body-Gesture, dedicada à criatividade motora e musical. As aplicações são projetadas para crianças de 2 a 10 anos, mas também podem ser usadas em outras faixas etárias e em diferentes contextos performáticos e artísticos.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 84,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 33,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-250-1321-3


ISBN Digital: 978-65-250-1337-4


Edição:


Ano da edição: 2021


Data de publicação: 24/12/2021


Número de páginas: 337


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Anna Rita Addessi.

Esta obra traz uma coletânea de estudos sobre a Plataforma MIROR, um instrumento tecnológico inovador para o ensino e aprendizagem musical e motora das crianças, baseado no paradigma da interação reflexiva, também chamados de Sistemas Musicais Interativos Reflexivos (SMIR). A Plataforma MIROR foi implementada dentro do Projeto MIROR – Musical Interaction Relying On Reflexion, um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade de Bolonha (2010-2013). A plataforma consiste em três aplicações: MIROR-Impro, dedicada à improvisação; MIROR-Compo, dedicada à composição; e MIROR-Body-Gesture, dedicada à criatividade motora e musical. As aplicações são projetadas para crianças de 2 a 10 anos, mas também podem ser usadas em outras faixas etárias e em diferentes contextos performáticos e artísticos.
Na primeira parte do volume é apresentada a plataforma MIROR, o referencial teórico do paradigma da interação reflexiva e um resumo dos experimentos realizados com crianças e professores. A segunda parte apresenta uma rica variedade de atividades, contextos educacionais, contextos culturais e geográficos, crianças de diferentes idades, materiais e abordagens metodológicas para usar os aplicativos MIROR com crianças e adultos. Essas atividades foram desenvolvidas pelos pesquisadores que participaram do projeto e que contribuíram para a implementação da própria plataforma. Um elemento, porém, é constante: em todas as contribuições, a criança está no centro da experiência criativa musical e motora, estimulada pelas aplicações do MIROR.
Os resultados científicos do projeto foram reconhecidos por muitos estudiosos e especialistas em educação musical e novas tecnologias, e evidenciaram o caráter inovador, seja da tecnologia de tais sistemas, seja da metodologia de pesquisa, por nós utilizadas nesses estudos. “O Projeto MIROR é um marco para o desenvolvimento das tecnologias musicais. Servirá como referência e fonte de inspiração a novas iniciativas nesta área de pesquisa” (European Commission, Technical Review Report, 2013).
Este volume foi elaborado para coletar também os resultados dos estudos realizados no Brasil, no desejo de que o Projeto MIROR seja mais conhecido, propiciando uma nova possibilidade didática, com uso de tecnologias, no contexto da Educação Musical brasileira.