Jornalismo e Educação: Competências Necessárias à Prática Educomunicativa
Ref: 978-65-250-2031-0O livro JORNALISMO E EDUCAÇÃO: COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA demonstra que o lugar do jornalista não se limita às redações dos veículos de imprensa. As competências desse profissional, de apurar, checar e relatar a realidade, são demandadas no âmbito da educação básica, para formar cidadãos aptos a lidar de modo crítico e criativo com a informação.
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ISBN: 978-65-250-2031-0
ISBN Digital: 978-65-250-2026-6
Edição: 1º
Ano da edição: 2022
Data de publicação: 01/02/2022
Número de páginas: 161
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Bruno Ferreira.
O livro JORNALISMO E EDUCAÇÃO: COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS À PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA demonstra que o lugar do jornalista não se limita às redações dos veículos de imprensa. As competências desse profissional, de apurar, checar e relatar a realidade, são demandadas no âmbito da educação básica, para formar cidadãos aptos a lidar de modo crítico e criativo com a informação.
Dessa forma, a obra discute como a conduta ativa do jornalismo pode inspirar práticas pedagógicas que estimulem a investigação por parte do aluno, além de fazer o caminho inverso: apresentar práticas jornalísticas que prezam por valores reforçados há tempos no campo da educação, como o diálogo e a participação, que qualificam o trabalho de apuração da realidade e de democratizar os processos de gestão editorial, subvertendo a lógica autoritária presente na imprensa tradicional de que o editor é quem dá a palavra final sobre o produto jornalístico.
Essa inter-relação foi vivida e pesquisada pelo autor, que, formado em jornalismo, construiu sua carreira aplicando seus conhecimentos e habilidades jornalísticas em atividades formativas de jovens e educadores. nesse sentido, Bruno Ferreira conta, em momentos do livro, episódios de sua carreira que ilustram ou fundamentam as reflexões que faz. Além disso, apresenta histórias, valores e rotinas laborais de profissionais de jornalismo dedicados à educomunicação, área de intervenção social que agrega habilidades jornalístico-midiáticas, com a finalidade de enriquecer os processos educativos. Assim, busca estruturar as competências necessárias para atuar nesse campo.
A obra envolve relatos pessoais do autor, conceitos basilares na inter-relação jornalismo e educação, além de pesquisa empírica com jornalistas que trabalham numa perspectiva educomunicativa, em organizações do terceiro setor brasileiro.