Presença da Literatura na Formação de Jovens Leitores e Professores: Contextos, Identidades e Práticas
Ref: 978-65-250-2063-1Presença da literatura na formação de jovens leitores e professores: contextos, identidades e práticas apresenta perspectivas sobre o ensino de leitura para o contexto brasileiro. O primeiro capítulo aborda metodologias e didáticas presentes no ensino de 1980 a 2011 no Brasil. O segundo capítulo, a “Didática da leitura subjetiva”, de Annie Rouxel (2013), centraliza o texto como sugestão para o ensino a partir do olhar do e para o leitor como escriba da compreensão e interpretação do texto literário clássico e/ou contemporâneo.
Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:
- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle) - Google Play Livros
- Apple Books - Cultura/Kobo
ISBN: 978-65-250-2063-1
ISBN Digital: 978-65-250-2061-7
Edição: 1º
Ano da edição: 2022
Data de publicação: 03/02/2022
Número de páginas: 93
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 16 cm
Comprimento: 23 cm
Altura: 2 cm
1. Izabel Cristina Marson.
Presença da literatura na formação de jovens leitores e professores: contextos, identidades e práticas apresenta perspectivas sobre o ensino de leitura para o contexto brasileiro. O primeiro capítulo aborda metodologias e didáticas presentes no ensino de 1980 a 2011 no Brasil. O segundo capítulo, a “Didática da leitura subjetiva”, de Annie Rouxel (2013), centraliza o texto como sugestão para o ensino a partir do olhar do e para o leitor como escriba da compreensão e interpretação do texto literário clássico e/ou contemporâneo. O capítulo 3 envolve as perspectivas da prática com sugestão de plano de trabalho docente para o ensino fundamental II, por meio da leitura de quatro obras do Programa Nacional Biblioteca na Escola para o público infantil e juvenil. Além do plano, o livro também oferece uma proposta de oficinas para capacitação de professores da rede básica com leituras teóricas e literárias.
Esta obra é uma importante contribuição acerca das novas teorias para o ensino de leitura na escola, bem como oferece a possibilidade de ressignificação de práticas de professores e alunos, tendo em vista a formação de leitores.