Teoria da Contabilidade na Prática: Casos de Ensino sobre a Nova Estrutura Conceitual

Ref: 978-65-250-2245-1

O título que utilizamos neste livro, Teoria da Contabilidade na Prática: “Casos de Ensino sobre a Nova Estrutura Conceitual”, revela não só o assunto que iremos abordar ao longo desta obra, mas, principalmente, a estratégia metodológica diferenciada e inovadora que busca contribuir essencialmente com o desenvolvimento de material didático capaz de conectar teoria e prática no ensino da contabilidade. Sendo assim, podemos apontar dois grandes objetivos deste livro. Primeiro, proporcionar aos leitores a realização de um estudo aprofundado de uma norma publicada em dezembro/2019 pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, oriunda da norma internacional de contabilidade – Conceptual Framework for Financial Reporting, cuja adoção passou a ser obrigatória a partir de 2020 pelas empresas que atuam no Brasil.


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ISBN: 978-65-250-2245-1


Edição:


Ano da edição: 2022


Data de publicação: 22/02/2022


Número de páginas: 175


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 2 cm


1. Adriano Rodrigues.

O título que utilizamos neste livro, Teoria da Contabilidade na Prática: “Casos de Ensino sobre a Nova Estrutura Conceitual”, revela não só o assunto que iremos abordar ao longo desta obra, mas, principalmente, a estratégia metodológica diferenciada e inovadora que busca contribuir essencialmente com o desenvolvimento de material didático capaz de conectar teoria e prática no ensino da contabilidade. Sendo assim, podemos apontar dois grandes objetivos deste livro. Primeiro, proporcionar aos leitores a realização de um estudo aprofundado de uma norma publicada em dezembro/2019 pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o CPC 00 (R2) – Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, oriunda da norma internacional de contabilidade – Conceptual Framework for Financial Reporting, cuja adoção passou a ser obrigatória a partir de 2020 pelas empresas que atuam no Brasil. Segundo, adotar casos de ensino como um instrumento didático para análise e discussão desses relevantes conceitos atualmente aplicados ao estudo da teoria da contabilidade, especialmente em cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Contábeis, na expectativa de que os debates promovidos em sala de aula (presencial ou on-line) ajudem os alunos a compreenderem a aplicação da teoria contábil em um contexto prático de empresas e organizações.