Consumo Consciente: Por Que isso nos Diz Respeito?

Ref: 978-65-250-2207-9

Consumo consciente — por que isso nos diz respeito? aborda a discussão sobre consumo consciente por meio de um modelo em forma de “iceberg”. Nesse modelo podem ser distinguidas duas partes: uma parte visível, em que se pode ver a “montanha de gelo”, sua forma e espessura; e uma parte submersa pela água, invisível para quem está na superfície. De modo análogo ao iceberg original, pode-se entender como funciona o consumo consciente. A parte submersa do “iceberg do consumo consciente”, de tamanho bem maior que a parte visível, é representada pela cultura, e, para facilitar o entendimento, aspectos como o comportamento do consumidor responsável e a educação ambiental são apresentados.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 62,00
ADICIONAR 
AO carrinho

Versão digital
R$ 24,00

Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:

- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle)

- Google Play Livros

- Apple Books

- Cultura/Kobo

ISBN: 978-65-250-2207-9


ISBN Digital: 978-65-250-2178-2


Edição:


Ano da edição: 2022


Data de publicação: 09/02/2022


Número de páginas: 249


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Ricardo Ribeiro Alves.

Consumo consciente — por que isso nos diz respeito? aborda a discussão sobre consumo consciente por meio de um modelo em forma de “iceberg”. Nesse modelo podem ser distinguidas duas partes: uma parte visível, em que se pode ver a “montanha de gelo”, sua forma e espessura; e uma parte submersa pela água, invisível para quem está na superfície. De modo análogo ao iceberg original, pode-se entender como funciona o consumo consciente. A parte submersa do “iceberg do consumo consciente”, de tamanho bem maior que a parte visível, é representada pela cultura, e, para facilitar o entendimento, aspectos como o comportamento do consumidor responsável e a educação ambiental são apresentados. Essa parte é composta por ideias, pensamentos, atitudes e conhecimentos das pessoas e tem grande influência no desenvolvimento das ações humanas, e, por isso, muitas vezes é difícil de se detectar e compreender, razão pela qual é apresentada como a parte invisível do iceberg. Por outro lado, a “parte visível”, um aspecto concreto, é composta por ações humanas que vão ocorrer, em maior ou menor intensidade, de acordo com a solidez verificada na “parte submersa” do “iceberg do consumo consciente”. São listadas ações humanas características do consumo consciente, como: responsabilidade social e ambiental nas organizações, uso inteligente dos recursos naturais, utilização de energias renováveis, desenvolvimento de produtos verdes e mobilidade urbana. Cada item do modelo é explicado minuciosamente, sempre com o apoio de bibliografia para embasar cientificamente o que está sendo apresentado. A leitura do livro permitirá a ampliação da visão acadêmica e profissional sobre o tema, instigando atuais e futuros profissionais dos cursos de Administração, Economia, Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e demais cursos ligados a negócios e meio ambiente a implementarem atividades de sustentabilidade socioambiental nas organizações ou atuarem em consultorias especializadas no tema, a fim de estimularem a prática do consumo consciente na sociedade. Adicionalmente, o livro também é essencial para as pessoas no geral ao fomentar o exercício de seu papel de cidadão e consumidor, na busca por um mundo mais sustentável.