Formação Continuada com Tecnologias Digitais: Ensino de Funções Quadráticas

Ref: 978-65-250-2156-0

O livro Formação continuada com tecnologias digitais: ensino de funções quadráticas visa compreender como o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o ensino das funções quadráticas, a partir das reflexões produzidas por professores de Matemática inseridos num contexto de formação continuada na educação on-line. Para tanto, foram analisadas as contribuições presentes numa proposta formativa que envolveu um curso extensionista denominado Tecnologias Digitais no Ensino de Funções Quadráticas (TDEFQ), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Metodologicamente, a proposta estrutura-se como um estudo majoritariamente qualitativo, do tipo pesquisa participante.


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ISBN: 978-65-250-2156-0


Edição:


Ano da edição: 2022


Data de publicação: 18/03/2022


Número de páginas: 162


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Mateus Souza de Oliveira.

O livro Formação continuada com tecnologias digitais: ensino de funções quadráticas visa compreender como o uso das tecnologias digitais pode contribuir para o ensino das funções quadráticas, a partir das reflexões produzidas por professores de Matemática inseridos num contexto de formação continuada na educação on-line. Para tanto, foram analisadas as contribuições presentes numa proposta formativa que envolveu um curso extensionista denominado Tecnologias Digitais no Ensino de Funções Quadráticas (TDEFQ), ofertado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Metodologicamente, a proposta estrutura-se como um estudo majoritariamente qualitativo, do tipo pesquisa participante. Quanto às técnicas de produção de dados, foram utilizadas as entrevistas semiestruturadas, realizadas numa dimensão on-line, e a análise documental das atividades produzidas pelos professores-cursistas participantes, selecionados por meio de um critério específico, centrado na convergência da abordagem de seu trabalho de conclusão de curso ao discutir o ensino de funções quadráticas mediado por tecnologias digitais. Esse processo foi complementado juntamente com as observações das interfaces utilizadas na proposta formativa. A fundamentação teórica estrutura-se a partir de três eixos principais, a saber: a formação continuada, com ênfase nos estudos produzidos por Imbernón (2010) e Nóvoa (1991; 1992; 1995; 1999); as tecnologias digitais, com ênfase nos estudos produzidos por Lévy (2008; 2011), Borba e Penteado (2005) e Borba, Scucuglia e Gadanidis (2014); ensino de funções quadráticas, com ênfase nas discussões promovidas por Lima et al. (2001; 2004; 2005) e Fiorentini (1995). Sendo assim, os resultados produzidos destacam as reflexões trazidas pelos professores e evidenciam uma mudança nas suas práticas pedagógicas em relação ao ensino de funções quadráticas, pois eles unanimemente passaram a valorizar as tecnologias digitais como metodologias capazes de ressignificar o conteúdo matemático das funções quadráticas, a partir da construção de ambientes que valorizam a investigação, a experimentação e a visualização para o centro da atividade Matemática. Além disso, os espaços on-line interativos do curso mostraram uma diversidade de dados com uma riqueza e complexidade de informações, sobretudo para revelar que o grupo de interlocutores do curso apresenta uma identidade própria para o desenvolvimento do trabalho de ensinar funções quadráticas com as tecnologias digitais. Por fim, as tecnologias digitais contribuíram para o ensino de funções quadráticas dos professores participantes da pesquisa, a partir das reflexões produzidas por eles e da ressignificação do conteúdo matemático pesquisado, decorrente do processo formativo vivenciado.