Mãe de Criança com Autismo, Inclusão e Educação Infantil: Processos da Subjetividade Contemporânea

Ref: 978-65-250-1638-2

O livro Mãe de criança com autismo, inclusão e educação infantil: processos da subjetividade contemporânea apresenta uma reflexão crítica à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey e Mitjáns Martínez (2017), considerando o Transtorno do Espectro do Autismo para além da patologia. A proposta da obra é discutir o fenômeno do autismo em sua dimensão cultural e histórica e o peso social que o diagnóstico traz para a construção de crenças e valores a respeito do autismo e da pessoa com autismo, destacando o papel da mãe na inclusão escolar da criança na educação infantil.


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ISBN: 978-65-250-1638-2


ISBN Digital: 978-65-250-1626-9


Edição:


Ano da edição: 2022


Data de publicação: 25/03/2022


Número de páginas: 223


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Sandra Regina de Oliveira.

2. Cristina M. Madeira Coelho.

O livro Mãe de criança com autismo, inclusão e educação infantil: processos da subjetividade contemporânea apresenta uma reflexão crítica à luz da Teoria da Subjetividade de González Rey e Mitjáns Martínez (2017), considerando o Transtorno do Espectro do Autismo para além da patologia. A proposta da obra é discutir o fenômeno do autismo em sua dimensão cultural e histórica e o peso social que o diagnóstico traz para a construção de crenças e valores a respeito do autismo e da pessoa com autismo, destacando o papel da mãe na inclusão escolar da criança na educação infantil. Trata-se de uma obra que lança um novo olhar para as questões imbricadas na vivência da mãe ante o diagnóstico de autismo do filho, apontando aspectos culturais e históricos que atravessam os espaços sócio relacionais de atuação dessa mulher. Tópicos como a tradição biomédica, as implicações do duplo rótulo de transtorno e deficiência para o autismo, a inclusão educacional da criança com diagnóstico na Educação Infantil e a relação família/escola são abordados como processos imbricadamente complexos que devem ser visibilizados. O livro traz principalmente o caráter propositivo de compreender as singularidades subjetivas, culturais e sociais que atravessam a vivência de maternar um filho com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo.