Música e Poesia em Canções para Crianças – Musicalização como Letramento Musical e Inclusão Cultural

Ref: 978-65-250-2053-2

Pode-se dizer que Música e poesia em canções para crianças gira em torno do “lugar”, da importância da produção musical para crianças, especialmente das canções, no processo de musicalização e as oportunidades de inclusão cultural que podem gerar. Para isso, considera o processo de desenvolvimento da musicalidade, intrinsecamente relacionado às vivências musicais das crianças. Partindo da compreensão de música como linguagem, traz contribuições de estudos sobre letramento para a área de educação musical, a fim de colaborar com reflexões a respeito do exercício da cidadania por meio do acesso a bens culturais, entre eles a música. Ao longo dos capítulos, discutem-se temas relacionados a música, educação e inclusão cultural; a letramento e musicalização; a composição e apreciação de canções.


Calcule o frete

Opções de entrega:

Versão impressa
R$ 59,00
ADICIONAR 
AO carrinho

ISBN: 978-65-250-2053-2


Edição:


Ano da edição: 2022


Data de publicação: 31/03/2022


Número de páginas: 212


Encadernação: Brochura


Peso: 300 gramas


Largura: 16 cm


Comprimento: 23 cm


Altura: 2 cm


1. Helena Loureiro.

Pode-se dizer que Música e poesia em canções para crianças gira em torno do “lugar”, da importância da produção musical para crianças, especialmente das canções, no processo de musicalização e as oportunidades de inclusão cultural que podem gerar. Para isso, considera o processo de desenvolvimento da musicalidade, intrinsecamente relacionado às vivências musicais das crianças. Partindo da compreensão de música como linguagem, traz contribuições de estudos sobre letramento para a área de educação musical, a fim de colaborar com reflexões a respeito do exercício da cidadania por meio do acesso a bens culturais, entre eles a música. Ao longo dos capítulos, discutem-se temas relacionados a música, educação e inclusão cultural; a letramento e musicalização; a composição e apreciação de canções.
O livro traz análises de canções que integram o álbum Bichos, Cores e Outros Amores, apontando relações entre letra e música na construção do sentido. Numa perspectiva semiótica, a análise ressalta o nível discursivo, por sua relação com as características do pensar e agir da criança entre três e dez anos, faixa etária à qual se direcionam as canções. A análise musical leva em conta, principalmente, o desenho melódico e a estruturação harmônica, entendidos como formas expressivas que, por sua vez, relacionam-se com o texto verbal, com ênfase nas figuras de retórica musical.
Dessa forma, o conteúdo deste livro deve interessar tanto àqueles que estudam e atuam junto à educação e à produção musical para crianças, quanto aos que se dedicam a estudos de linguagem, letramento e semiótica, integrando todas essas áreas.