Educação Jesuítica e Teoria da Complexidade: Relações e Práticas na Formação de Professores
Ref: 978-85-473-0316-7São pressupostos desta obra a busca por colaborar junto a uma formação de professores pelo signo da excelência, bem como o compromisso com uma educação embasada na justiça. É um estímulo para todos aqueles e aquelas que ainda acreditam em projetos formativos ou educativos que envolvam os sujeitos em seu tempo e espaço, embasados em uma sólida concepção antropológica e mediatizados por aquilo que é mais específico do conhecimento: o ato de transformar.
Nossos eBooks estão no formato ePub, o mais aceito nos variados aparelhos nos quais se podem ler livros digitais: eReaders, Smartphones, iPads, iPhones e PCs (este último por meio do Adobe Digital Editions). Os livros podem ser comprados via download nas seguintes livrarias online:
- Amazon (formato Mobi disponível para Kindle) - Google Play Livros
- Apple Books - Cultura/Kobo
ISBN: 978-85-473-0316-7
ISBN Digital: 978-85-473-0316-7
Edição: 1ª
Ano da edição: 2016
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 201
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 21 cm
1. Fernando Guidini.
Educação jesuítica e teoria da complexidade: relações e práticas na formação de professores é resultado de um longo percurso de investigação da própria prática pedagógica do autor desta obra.
O questionamento sobre a expressão acerca da articulação entre os fundamentos teóricos da educação jesuítica em relação à abordagem epistemológica da teoria da complexidade conduz o leitor ao aprofundamento de dois dos componentes fundantes que dialogam com a formação da cultura moderna: a educação e a ciência. Pelo viés da educação, o estudo da proposta pedagógica da Companhia de Jesus em seu percurso histórico e na atualidade; pelo viés da ciência, a sistematização da episteme moderna até seus desdobramentos ao longo do século XX, chegando aos componentes estruturantes do pensar complexo. Decorrente desse duplo movimento, a obra situa traços da formação e profissionalização docentes, dialogando com processos formativos e exercício da prática pedagógica, classificando elementos teóricos que, em uma relação prática-teoria, podem colaborar diante da formação do professor da educação básica, na busca por referenciais pedagógicos formativos em diálogo com a atualidade.
São pressupostos desta obra a busca por colaborar junto a uma formação de professores pelo signo da excelência, bem como o compromisso com uma educação embasada na justiça. É um estímulo para todos aqueles e aquelas que ainda acreditam em projetos formativos ou educativos que envolvam os sujeitos em seu tempo e espaço, embasados em uma sólida concepção antropológica e mediatizados por aquilo que é mais específico do conhecimento: o ato de transformar.