Educação para o Conviver e a Gestão da Aprendizagem: O Educador Gestor e o Gestor Educador

Ref: 978-85-64561-71-7

A educação cidadã deve ser entendida como uma forma de produção cultural.


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ISBN: 978-85-64561-71-7


Edição:


Ano da edição: 2011


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 289


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14.8 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 21 cm


1. Regina Lúcia Giffoni Luz de Brito.

A escola é um espaço de construção e de transformação, que envolve
trabalhar com relações entre pessoas, relações pedagógicas e institucionais. É fundamental se considerar a dimensão pessoal e social na prática educativa, sendo que o poder de compartilhar os projetos que resultem num bem conviver é o que dota de valor universal determinadas propostas na educação. 

A escola e os professores devem buscar estimular a convivência entre todos os atores da ação educativa porque isso possibilita aos envolvidos compreender o que é diferente, aceitar o outro como ser diferente, se interessar por sua diferença e mesmo aprender com ele. Assim, a educação se torna significativa quando proporciona, pela escolarização, o direito à cidadania. 

Contudo, a construção da cidadania é algo criado, não natural; é uma conquista social. Em função disso, tem que ser desnaturalizada, vivida com suas contradições, que se manifestam quando se possibilita aos alunos a oportunidade de refletir e experimentar uma abertura à pluralidade e à diversidade das pessoas que convivem no amplo espaço educativo da instituição escola.