Educação Profissional e Formação Docente: Trajeto, Avanço e Retrocesso

Ref: 978-85-473-0906-0

Educação profissional e formação docente: trajeto, avanço e retrocesso delineia o percurso da Educação Profissional no Brasil e abre um cenário sobre os impactos, ou a inexistência deles, nas políticas públicas de Brasil, Argentina e Chile, considerando tratar-se de uma modalidade de ensino que ganhou visibilidade a partir das reformas educacionais implantadas em cada contexto. 


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ISBN: 978-85-473-0906-0


Edição:


Ano da edição: 2017


Data de publicação: 00/00/0000


Número de páginas: 148


Encadernação: Brochura


Peso: 100 gramas


Largura: 14 cm


Comprimento: 21 cm


Altura: 21 cm


1. Sara Rozinda Martins Moura Sá dos Passos.

Educação profissional e formação docente: trajeto, avanço e retrocesso delineia o percurso da Educação Profissional no Brasil e abre um cenário sobre os impactos, ou a inexistência deles, nas políticas públicas de Brasil, Argentina e Chile, considerando tratar-se de uma modalidade de ensino que ganhou visibilidade a partir das reformas educacionais implantadas em cada contexto. Contudo uma visibilidade parcial, pois o acesso à informação sobre essa modalidade de ensino apresenta uma série de dificuldades, que vão desde a ausência de pesquisa específica e disponível até a pouca atualidade.

Esta obra propõe uma viagem sobre as atuais tendências da Educação Profissional, no período compreendido entre os governos de Fernando Henrique e Dilma Rousseff, com foco nos pontos e contrapontos que permeiam a formação de professores para a Educação Profissional. E, em contrapartida, analisa os impactos das Diretrizes Curriculares sobre o fazer docente dessa modalidade de ensino e as questões ambientais envolvidas no curso técnico de nível médio.

Em sua finalização, a autora apresenta uma série de considerações relevantes para as mudanças que se fazem necessárias, transformações possíveis e viáveis em qualquer sistema educacional. Por sua temática atual e problematizada, esta obra destina-se aos gestores em geral, aos coordenadores de cursos técnicos e aos pesquisadores e professores que veem na Educação Profissional o propósito para uma juventude inquieta e tecnológica, que sofre com uma educação secundária sem identidade, com currículos enciclopédicos e sem aplicabilidade na vida real.