Educação, Subjetividades e Cotidianidade: Desafios à Pesquisa em Educação
Ref: 978-85-473-0428-7O livro Educação, subjetividades e cotidianidade: desafios à pesquisa em educação apresenta ao leitor alguns apontamentos e reflexões, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, de temas correlacionados à Educação, tais como: identidade, subjetividade e intersubjetividade; questões de gênero; relações étnico-raciais; multiculturalismo e interculturalidade; conflitos em sala de aula, violência e indisciplina.
ISBN: 978-85-473-0428-7
Edição: 1ª
Ano da edição: 2017
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 207
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 21 cm
1. Adriana Salete Loss.
O livro Educação, subjetividades e cotidianidade: desafios à pesquisa em educação apresenta ao leitor alguns apontamentos e reflexões, a partir de pesquisa bibliográfica e documental, de temas correlacionados à Educação, tais como: identidade, subjetividade e intersubjetividade; questões de gênero; relações étnico-raciais; multiculturalismo e interculturalidade; conflitos em sala de aula, violência e indisciplina.
Com isso, a obra enseja explicitar desafios à produção do conhecimento na área educacional, na qual são necessárias pesquisas que considerem a linguagem e a subjetividade, pois McLaren e Giroux reafirmam que: “[...] a pesquisa educacional necessita de uma teoria nova, que leve a sério a forma como a linguagem e a subjetividade cruzam-se com a história, com o poder e com a autoridade”.¹
¹McLAREN, Peter; GIROUX, Henry. Escrevendo das margens: geografias de identidade, pedagogia e poder. In: McLAREN, Peter. Multiculturalismo revolucionário: pedagogia do dissenso para o novo milênio. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 26.