Escola, Música e Mediação Cultural
Ref: 978-85-473-0499-7Escola, música e mediação cultural explora as possibilidades de ampliação da formação artística, estética e política de professores em formação inicial e continuada dos participantes do Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, os quais participaram de encontros e entrevistas envolvendo diferentes experiências artísticas, processos de leitura e reflexões sobre a música na escola.
ISBN: 978-85-473-0499-7
Edição: 1ª
Ano da edição: 2017
Data de publicação: 00/00/0000
Número de páginas: 267
Encadernação: Brochura
Peso: 300 gramas
Largura: 14.8 cm
Comprimento: 21 cm
Altura: 2 cm
1. Mônica Zewe Uriarte.
Escola, música e mediação cultural explora as possibilidades de ampliação da formação artística, estética e política de professores em formação inicial e continuada dos participantes do Pibid – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência –, os quais participaram de encontros e entrevistas envolvendo diferentes experiências artísticas, processos de leitura e reflexões sobre a música na escola.
Este livro traz capítulos que funcionam no esquema de uma sinfonia, além de ser construído por meio da cartografia, que tornou possível descrever o caminho trilhado pelos docentes a partir de estudos de difusão, propagação e mediação da cultura. Por meio dos relatos obtidos durante o processo de formação estética, foi construída a polifonia dessa mediação, a qual, no diálogo com autores, compositores, poetas e artistas visuais, expressa a importância dessas relações para a atuação profissional, oportunizando encontros com a arte na escola, estimulados pelo professor emancipador.
Escola, música e mediação cultural foi escrito a partir dessa trajetória, mostrando como a mediação cultural pode ampliar a formação inicial e continuada dos professores de forma a potencializar a escola como um espaço de cultura. Pensar a educação como um acontecimento, como um conjunto de acontecimentos, é o propósito desta obra.